No sábado à noite resolvi ver o Reservoir Dogs, coisa que eu já me tinha prometido a mim mesmo que iria fazer há uns bons aninhos. Sempre tive a sensação que era uma falha minha não ter visto uma dos mais aclamados filmes de Quentin Tarantino, cheguei a uma conclusão engraçada e paradoxal. Ao mesmo tempo que eu acho que este filme é absolutamente brilhante e fantástico, também me parece ser banal e nada de fabuloso. Confusos? Eu que estou a escrever, e a pensar nisto, estou um pouco, mas aqui vai o meu melhor para explicar.
Para tudo há um contexto e uma época. De facto se eu tivesse visto este filme em 1992 (tinha eu 11 anos), quando saiu, ou algures durante os anos seguintes, seria um filme que, provavelmente, marcaria toda a minha visão do cinema. Mas não vi.
Segui o meu caminho enquanto espectador de cinema, houve outros filmes que me marcaram, alguns deles do Tarantino e tudo, e agora que, em pleno final de 2011, o vi sinto que nada nele é novo, que já o tinha visto noutras formas, algumas delas melhores, outras piores.
Talvez esta sensação seja um atestado à qualidade do filme, porque se tive essa sensação significa que os outros foram buscar inspiração a este, pode também simplesmente significar que é um argumento previsível, e que rapidamente se juntam as peças todas. Apesar disso acabar por interessar pouco, é um filme que vive quase que exclusivamente das prestações dos seus actores (todos eles excelentes).
Tem algumas cenas míticas, como eles a andarem na rua, ou a conversa no café, ou a discussão sobre os nomes deles, e interessa ver pelo menos uma vez na vida, tenha sido na altura em que saiu, ou seja no futuro, e só isso faz com seja um filme de referência. Contudo não consegui deixar de sentir aquela pontinha de desilusão.
Finalmente vi o Reservoir Dogs e não é tão fantástico e especial como eu esperava... Criar expectativas é lixado!
P.S.: Não consigo resistir a deixar esta música aqui, sempre gostei dela e tenho de admitir que fica bem, mas mesmo muito bem com este filme.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Um ano
. Desejos para 2012: ATÉ OS...
. 2011
. Drive
. Isto a malta não coopera....
. Felicidade em tempo de cr...