Quinta-feira, 23 de Setembro de 2010

Cursos Vaqueiro

Depois de muito ouvir falar deles, esta semana fiz um curso vaqueiro.
O conceito destes cursos - e aqui talvez esteja a usar a palavra curso de uma forma demasiado livre, talvez a palavra certa seja workshop -  é ensinar receitas práticas, cuja dificuldade não seja nada por ai além, promovendo os produtos da Unilever, em especial os produtos Vaqueiro.
 
A impressão que eu tinha por conversar com pessoas que tinham feito um curso, é que o público alvo destes cursos talvez não seja alguém que tenha boas noções de cozinha, sendo uma daquelas prendas típicas de casais em que normalmente um deles não pesca nada de cozinha. Não estava muito longe da verdade, quem saiba o que fazer numa cozinha não irá ter grandes surpresas apesar de aprender uns quantos truques engraçados, e os tais casais estavam lá contudo fiquem descansados os solteiros como eu porque na realidade também ha pessoas solteiras a ir fazer estes cursos.
 
O curso que fui fazer era sobre "Receitas rápidas para jantares de amigos", e de facto a questão de serem receitas rápidas não falhou, cheio de pequenos truques que podem tornar a vida na cozinha mais rápida e simples.
Foram seleccionadas 9 receitas distribuídas por 9 grupos de duas pessoas, cada grupo ia para a sua estação e preparava a sua receita enquanto dois supervisores andam de estação em estação a ajudar cada um dos grupos nas questões que tiverem.
Depois das receitas serem acabadas juntam-se todos os participantes à volta da mesa de jantar (no nosso caso duas mesas) para experimentar-mos todos os pratos. E aqui tenho de realçar o bom ambiente que se conseguiu criar neste curso, e que pelo que me apercebi é algo normal em todos os cursos.
 
A minha percepção sobre este curso é ligeiramente diferente da maioria das pessoas visto que fui acompanhar uma pessoa que através da Associação Salvador (aproveito para os felicitar pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver) foi fazer o curso numa cozinha adaptada no Instituto Culinário Vaqueiro e isso deixou-me logo uma boa disposição. Tenho de admitir que os supervisores do curso neste aspecto ainda podem melhorar um pouco no acompanhamento que fazem a estes casos contudo ultrapassaram todas as possíveis questões através de uma boa vontade incrível e de uma excelente disposição. A receita que fizemos foi uma Mousse de Chocolate com bolachas crocantes e maltesers que ficou excelente até para os que, como eu, não apreciam Mousse.

Acreditem ou não a nossa ficou com MUITO melhor aspecto!

(mas não deu para tirar a foto da praxe)

 
 
Pequenos apartes:
 
Localização -  Quem for fazer um destes cursos que tenha cuidado e vá com tempo porque encontrar o edifício onde se fazem os cursos é complicado porque está escondido, contudo depois de o encontrar ficamos a chamar-nos de burros e a pensar como raio é que não encontrámos aquilo imediatamente.
 
Transportes - Metro não existe. Estacionamento para o carro parece-me complexo, mas lá se ha de arranjar. O ideal é autocarro porque há uma paragem mesmo perto do local do futuro crime dietético...
 
Preço - 55 euros (apesar de ir variando conforme é anunciado no site). Se compensa? Talvez. A questão será mesmo sobre a quantidade de conhecimento de cada um. Se uma pessoa não sabe pegar numa faca, aquecer uma frigideira ou ferver água, então sem dúvida que compensa, para quem já tenha boas noções será mais uma questão de passar bem o tempo, num bom ambiente, com boa conversa, a divertir-se a cozinhar do que propriamente aprender algo novo, apesar das pequenas dicas que vamos aprendendo.
 
Links úteis:
Vaqueiro
Associação Salvador
 
 
publicado por Gonçalo Cardoso Dias às 11:33
link do post | comentar | favorito

.Olha nós!

.pesquisar

.Dezembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Os últimos quacks!

. Um ano

. Este não é um post.

. Resoluções para 2012

. Desejos para 2012: ATÉ OS...

. 2011

. Habemus Papam

. Drive

. Isto a malta não coopera....

. Música do dia

. Felicidade em tempo de cr...

.quacks arquivados

. Dezembro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds