Numa altura em que o Médio Oriente está em polvorosa com tudo o que se passa na Síria, o canal Hollywood deu no Domingo à noite o filme Syriana, o que demonstra a inteligente programação deste canal, que tem acertado em filmes que falam sobre intervenções americanas em conflitos como é caso do excelente filme O americano tranquilo.
A história acompanha... uma catrafada de gente. O George Clooney não faz o personagem principal, tal como Matt Damon e Jeffrey Wright também não fazem, contudo a historia vai gravitando à volta deles. Isto não é inteiramente verdade, apenas parece que gravita em torno deles, mas não, há outros personagens tão ou mais importantes, mas cujos actores não ficavam tão bem no cartaz do filme.
Acho que fazer o cartaz de um filme é complicado, numa imagem o designer tem de captar a atenção do público e incluir o que é importante no filme, uma espécie de sinopse visual. Com Syriana fazer isso deve ter sido uma dor de cabeça complicada, que nunca resultou em cheio devido exclusivamente à complexidade de todo o enredo.
Resumindo... a melhor maneira de caracterizar Syriana é cerebral... é preciso estar atento, porque está cheio de pequenos nadas muito importantes em histórias diferentes que se cruzam entre si. Sem dúvida a ver, mas cuidado porque é relativamente simples de adormecer a vê-lo e este é daqueles casos em que o filme não merece que se adormeça a meio.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Um ano
. Desejos para 2012: ATÉ OS...
. 2011
. Drive
. Isto a malta não coopera....
. Felicidade em tempo de cr...